Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2008

A arrogância dos ignorantes

Este país está minado de base por uma cambada de ignorantes com algum dinheiro, e que desta forma o conduzem. Os desígnios do nosso Portugal, na sua grande maioria, estão nas mãos de gente que não sabe como se faz e que, mais grave do que não saber, é não querer saber. Pensam que sabem, vão por intuição, põem-se a adivinhar e depois logo se vê. Este “depois-logo-se-vê”, expressão tão tipicamente ibérica, traz-nos muitos amargos de boca. Vejamos as seguintes situações:

Como sabem, toda a celeuma em torno da actividade pidesca anti-tabagista, surge maioritariamente porque a lei foi mal parida. É certo que não se pode fumar aqui e ali, porém, alguns locais poderão ser visitados por essa cambada de marginais que são os fumadores, se estes estiverem preparados com extractores eficazes de fumo. Erro! Os extractores de fumo não estão homologados pela legislação e o resultado é que os proprietários não vão arriscar a adquirir equipamentos que depois a pide/dgs do século XXI, mais conhecida por asae, poderá reprovar. Para além dos custos com o aparelhómetro, ainda teriam de pagar a multa. Notam aqui alguma incongruência, ou sou só eu?

Um amigo meu que é arquitecto está integrado numa equipa a concorrer para a concepção de um edifício público multi-usos. O briefing foi dado, o projecto começou a surgir, sem porém, terem todas as informações necessárias em termos de dimensões para cada área e exigências várias que a lei com certeza prevê. Digo eu que não se pode construir um consultório dentário sem uma sala de esterilização dos objectos. O clarão do óbvio é tão forte que chega a cegar. Ele, ao fazer tão descabidas perguntas, relativas às necessidades e exigências do espaço, é olhado de lado como se de um total absurdo se tratasse, querer saber como se fazem as coisas antes de as começarmos a fazer. O dono do atelier que tem a mania que sabe tudo, acha que a resposta está apenas na sensibilidade e bom-senso das pessoas e as leis que se lixem. Estão a ver o que vai acontecer a este concurso, ou sou só eu?

Quando trabalhava em Madrid, era responsável pelo marketing da empresa que em breve abriria portas em Portugal. A determinada altura tive de pedir ao departamento de design que concebesse um raio de uma caixa que pudesse conter um cd, bem como, um manual de instruções e mais umas coisitas. A caixa que seria produzida em cartão, com a imagem daquela linha de produtos, foi para trás 15 vezes! Ou porque não obedecia aos espaços necessários, ou porque não obedecia aos tamanhos de embalagem dos ctt, ou porque o cd não encaixava, ou porque sobrava espaço... enfim.... uma parafernália de elementos que os tais designers não quiseram respeitar por acharem que sabiam mais do que toda a gente. Ignoraram as directrizes e o resultado foi que ao fim de 15 tentativas depois, a caixa lá ficou pronta e a portuguesa (moi!) ficou com fama de megera exigente absurda, apenas porque essa era a forma de trabalhar deles. Fazer mais do mesmo e perder tempo sem fim numa coisa que se poderia produzir em três ou quatro dias. Esta é a maneira mais absurda de trabalhar, ou sou só eu que penso assim?

A maioria das mentalidades são terceiro mundistas. E os poucos que tentam fazer as coisas com bases estruturadas são muitas vezes dispensados das suas funções por não terem “espírito de equipa”! O “espírito de equipa” é encarado como o tão afamado tapa-buracos, e quem se recusa a começar projectos esburacados é excluído. Isto é completamente contraproducente ou são só manias minhas?

Felizmente ainda há algumas empresas com gente capaz a conduzir o barco, senão era o descalabro total de um país europeu do terceiro mundo.

Ai Portugal, Portugal, o que é que tu estás à espera? Tens um pé numa galera, outro no fundo do mar...”*

TNT

* Jorge Palma
publicado por TNT às 15:50
link do post | comentar | favorito
|
9 comentários:
De Inocêncio da Silva a 1 de Fevereiro de 2008 às 18:06
Não carismática TNT, não és só tu a ver...

Infelizmente não estás à frente de nenhum pelouro, nem aqueles que se identificam com o que dizes (fumadores ou não) tem à sua guarda uma qualquer pasta de um qualquer
departamento ou ministério...
Pena, conheço muito boa gente plenos de capacidades e vontade, mas extremamente azarados pois nunca conseguiram vingar na politica e afins...

Eu desconfio que este pseudo azar deve-se ao que se chama "princípios de justiça e igualdade" ou "vontade pratica" e que aparentemente tem a forma de uma nódoa horrenda no curriculum vitae destes camaradas.

Suponho que estas marcas não são muito bem vistas no
meio empresarial e politico e não devem ser referidas, nem como hobbies... já o "filho da p##a " e o "canalha" são qualidades amplamente requisitadas e procuradas para este tipo de trabalho.
De cigana a 1 de Fevereiro de 2008 às 23:28
Um professor contava, divertido, que quando perguntou aos alunos sinónimos de competência, um respondeu que era "saber desenrascar-se".
Ora esse é o espírito tuga, não está em causa a aptidão mas o desenrascanço, o jeitinho, o tal "olhómetro". Ou seja, o meio ideal para proliferar a ASAE...
De V.A.D. a 4 de Fevereiro de 2008 às 01:33
No meu modesto entendimento, o mal começa pelas nulidades que (des)governam o destino desta velha e decrépita nação: só os mais incompetentes se aventuram no mundo da política; os outros, menos maus, preferem auferir avultados vencimentos no privado... Não precisam sequer de mostrar obra feita, uma vez que são eles próprios a determinar quanto ganham e os prémios a que julgam ter direito. Além de tudo isto, há um cada vez maior desinteresse pelo "saber fazer bem": conforme refere, o dinheiro (quase) tudo compra...
Ahahahaha, gostei especialmente da expressão "tapa-buracos"... Vá-se lá saber porquê...! ;-)

Um beijo... :-)


De gomesh a 4 de Fevereiro de 2008 às 11:01
Não entendo toda a polémica... mas valia proibir ofumo em TODOS os lugares publicos... como no resto dos paises europeus... assim ninguém se chateia...
Enfim gostamos de complicar...
De monge a 9 de Fevereiro de 2008 às 14:58
TNT A PRESIDENTE! TNT A PRESIDENTE!
isso é que era.
De um anónimo sem importancia a 15 de Fevereiro de 2008 às 02:40
... dois pés no fundo do mar e nenhum numa galera... aí galera!!!! tudo légau????
De anónimo sem importancia a 17 de Fevereiro de 2008 às 04:06
oh perdão, esqueci-me...a arrogância dos inguénórantes!!!
De Humana Estúpida a 20 de Fevereiro de 2008 às 12:43
Em todo lado há humanos estupidos.
Não acha?
De DeBaser a 4 de Março de 2008 às 01:44
Sendo este País um verdadeiro oásis incubador de burocratas, regulado por uma imensidão de Leis mal paridas que ninguém fiscaliza e ninguém quer cumprir, não entendo como se pode criticar a posição do "dono do atelier", que pelos vistos tenta usar o seu bom senso e pragmatismo em vez de perder tempo a tentar cumprir milhares de páginas de legislação feita por pessoas que nunca fizeram um projecto imobiliário na vida (embora possam eventualmente ter assinado muitos, tal como o nosso primeiro-ministro...).

Uma coisa é certa, quando um projecto só se concretiza ao fim de 15 tentativas, das duas uma: ou quem definiu o projecto não soube explicar bem o que queria ou quem o executou é atrasado mental. Ou ambos… Pior que não respeitar regras é seguir regras estúpidas. Ou como diz o outro: “Não há nada mais inútil do que tentar fazer de forma eficiente algo que nunca deveria ter sido feito”

Comentar post

.outros blogs da menina

. Interno Feminino

. Experimentámos

.pesquisar

 

.posts recentes

. 25 de Abril de 2012

. Petição "Impedir a Taxaçã...

. A Arte da Guerra

. Atenção lagartagem!

. Olhá boliiiinha!

. A propósito de redes soci...

. Thursday bloody Thursday

. Ensitel assim a dar para ...

. O enrabanço da EDP

. As crises

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30

.arquivos

. Abril 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Julho 2011

. Abril 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

.mais sobre mim

.visitas


.subscrever feeds