Quarta-feira, 26 de Março de 2008

Sic Mulher e os detergentes...

Ao ver a SIC Mulher reparo que em todos os intervalos comerciais a profusão de anúncios a detergentes é escandalosa. Em vários intervalos seguidos, apenas um anúncio não era de detergentes, mas de um shampoo...

Será que todas as pessoas que vêem a SIC Mulher se interessam assim tanto pela lavagem da roupa, pelo detergente que substitui 50 para a limpeza imaculada da cozinha e casa-de-banho, do milagre anti-gordura que apenas com uma gota acaba com as impurezas da loiça, ou das pastilhas que com poderes divinos recuperam excepcionalmente o brilho do cristal?

Será que os programas de media dos publicitários ou centrais de compras estão desta forma programados? Assim que se coloca a palavra mulher, esta é transformada em mil e um detergentes e um shampoo? Será assim tão limitada e redutora a visão dos iluminados da publicidade? Ou será que o papel da mulher se resume a ser uma fantástica fada do lar?

Ainda que o canal seja destinado a mulheres, todos sabemos que há milhares de homens a paparem a Oprah, o Dr. Phil ou o Querido Mudei a Casa. E mesmo que a maior percentagem seja de mulheres, não haverá outros produtos de igual interesse ao dos detergentes? Não haverá produtos tipicamente femininos para além dos milagres anti-gordura? Não haverá cremes, livros, filmes, até pensos higiénicos, obviamente destinados ao público feminino? Não haverá um raio de uma mulher informática a programar o raio dos programas de atribuição de publicidade?

Será que os crânios da publicidade julgam as mulheres como lavadeiras imparáveis? Será que é por causa disso que a maioria deles são divorciados, não sem antes terem levado com um valente par na testa?

Enfim... algumas matérias para reflectir...

Se alguém souber responder a estas questões do foro comercial-feminino-publicitário-etc, não se acanhe! Porque a mim, a coisa causa-me cá um nervoso miudinho que não vos digo nada!

TNT
publicado por TNT às 14:14
link do post | comentar | favorito
|
29 comentários:
De js. a 26 de Março de 2008 às 15:26
Realmente gosto de ver o "Querido mudei a casa". :)

Seja em que canal for, sempre que são os intervalos dos programas, corro a fazer zapping que é uma parvoíce pegada!
Por isso, não sou mesmo nada de reparar em anúncios.
De Inocêncio da Silva a 26 de Março de 2008 às 18:06
Por muito interessantes que sejam os programas que passam na SIC Mulher (que o são, diga-se), a verdade é que as horas a que os mesmos são transmitidos são normalmente horas de expediente para uma grande maioria de mulheres! Isto é, não contando com algumas excepções, as mulheres com vida social e profissional não têm tempo para ócio televisivo...sobrando as outras, as fadas do lar, que agarradas ao ferro de engomar e com os putos aos gritos pela casa fora, tem todo o interesse em conhecer o ultimo grito em detergentes para a roupa e/ou desengordurantes para a loiça que alem de lhes dar um brilho cristalino, faz o tempo andar para trás e dá-lhes o aspecto de como tinham (a loiça) quando a compraram.
Mais, prometem poupar o tempo que requer a lida da casa para que as "fadas do lar" possam deleitar-se a fazer coisas que apenas as mulheres que não têm tempo para ver televisão têm por habito!!!

Confuso??? agora que leio o que escrevi parece-me algo bizarro e desnorteado...mas com algum sentido!
De TNT a 27 de Março de 2008 às 14:54
Também eu trabalho em casa e não estou sempre agarrada às vassouras.
E à noite é a mesma coisa, os anúncios permanecem os mesmo. E julgo que à noite, na maioria das vezes, a força laboral já voltou para o conforto do lar...
De Inocêncio da Silva a 27 de Março de 2008 às 17:26
Por isso falei de excepções...o que é o teu caso!

É o pais que temos TNT...fala-se em mulheres e reserva-se logo um cantinho para publicitar detergentes, tachos e panelas, enfim!!!
De pinkcode a 27 de Março de 2008 às 10:27
Estou com o Inocêncio! Infelizmente é assim...
As ladies que estão em casa com os putos a berrar e agarradas à esfregona têm pelo menos a televisão ligada, e mesmo que não liguem muito ao programa em si, se ouvirem na tv que há um produto milagroso que limpa tudo sozinho, sem precisar de mãos e luvas, um daqueles mesmo muito bons que livram de tossir depois de morto... as ladies vão olhar... e concerteza vão experiemntar...
Os publicitários não são burros...

Depois há as excepções... pessoas que seguem o programa x ou y e que apanham com a publicidade manhosa, uma minoria com a qual os publicitarios não se preocupam!
Eu não costumo ver a Sic Mulher, aliás vejo muito pouca televisão... porque simplesmente não tenho tempo...

PM
De TNT a 27 de Março de 2008 às 14:56
Normalmente os programas televisivos destinados a esse público são as novelas.
Creio que a questão está mesmo na elaboração dos planos de media que estão programados desta forma.
Mulher = Lavadeira
De Bixa Rocco a 27 de Março de 2008 às 17:24
Concordo contigo TNT, a publicidade que referes parece mergulhada nalgum preconceito!

E os homens? Gilletes e Carros?
Infelizmente não temos uma SIC Homem para o comprovar...
De TNT a 27 de Março de 2008 às 17:26
Mas têm a sportTV...
De Bixa Rocco a 27 de Março de 2008 às 17:28
E a Sport TV é só para homens? Mmmmm... Não sei não...
Mas talvez tenhas razão...



Talvez
De TNT a 27 de Março de 2008 às 17:37
Digamos que em termos publicitários a Sport TV está para os homens, como a Sic Mulher para as mulheres.
Não sei que tipo de anúncios passam no canal de desporto, mas acredito que sejam bem mais diversificados que os do canal feminino.
Dêem-se ao trabalho de ver dois intervalos da Sic Mulher e reparem se não tenho razão.
A meu ver, é uma afronta!
De pedro alex a 28 de Março de 2008 às 01:36
Eventualmente confundem marketing com publicidade.
São as empresas publicitadas que pagam os anúncios, talvez sejam as únicas a concorrer ao espaço publicitário da sic-mulher ou as únicas dispostas a pagar o " tempo de antena".
Mas isso são evidências, e essas parece-me que não as procuras.
De TNT a 1 de Abril de 2008 às 21:35
Pois, essa era a conclusão que eu tinha chegado também.
Mas será possível que apenas as empresas de detergentes têm dinheiro para investir em publicidade?
E os cosméticos? E as farmacêuticas? Não me digas que não têm dinheiro/interesse?
Parece-me que é apenas uma questão discriminatória e nada mais...
De Miguel a 31 de Março de 2008 às 13:43
As mulheres que são donas-de-casa já são clientes habituais "daquela marca" de produtos de higiente íntima e de maquilhagem, etc".
E estas são as telespectadoras da SIC Mulher.
Os anúncios aos pensos higiénicos e demais panfernália típica das senhoras só são um bom investimento se passarem nos canais onde as teenagers abundam, porque estas ainda são "alvos influenciáveis".
A mesma coisa com os produtos masculinos. Não fazia sentido passarem na SIC Mulher. Porque apesar de haver homens que vêm a tontice da Oprah, a palermice do Dr. Phil e a imbecilidade do "...mudei a casa", na verdade representam tão pouco o estereotipo do Homem que seria um desperdício anunciar para este público.
Àparte estes aspectos mais técnicos, continua a ser verdade que em casa quem escolhe os produtos de limpeza doméstica são as mulheres. QED.
De TNT a 1 de Abril de 2008 às 21:26
Mas Miguel, as mulheres que estão maioritariamente em casa não terão também outros interesses que não os das limpezas? Cremes, roupas, cosméticos, perfumes?
Coisas que também aparecem nas revistas femininas... mesmo para um target mais velho?
De Miguel a 31 de Março de 2008 às 13:53
Já agora uma constatação: nenhuma pastilha ou qualquer outro produto recupera o brilho do cristal ou dos vidros em geral. Se foram "embaçados" pela máquina da loiça, esqueçam. Nunca mais recuperam o aspecto novo.
DICA - para que os vidros e similares não se estraguem tanto, coloquem-nos sempre no tabuleiro de cima, usem menos detergente do que o recomendado e nunca deixem acabar o sal da máquina. E não liguem o progarama mais longo/mais quente. Este é só para tachos e loiça que não seja transparente.
De TNT a 1 de Abril de 2008 às 21:19
Ora aqui está um homem esclarecido nas lides domésticas!
Sempre dizes mais do que os anúncios...
De ruben a 1 de Abril de 2008 às 03:09
se publicitassem acessorios sexuais femininos já ninguém falava em descriminação, mas como os anuncios são de detergentes aí já a casa cai abaixo. eu vejo a sic mulher e uso detergentes porque sou eu que limpo a minha casa... e sou macho quanto baste (digo-o sem precisar que ninguém acredite)
De TNT a 1 de Abril de 2008 às 21:16
A questão é que não diversidade. São SÓ e apenas detergentes, percebes?
Não falo de acessórios sexuais nem coisa nenhuma, mas parece-me ser um pouco demais!
De tsetse a 1 de Abril de 2008 às 18:15
Acho que tens toda a razão: é uma afronta!

É partir do princípio que quem deve escolher os produtos de limpeza são as mulheres, porque só elas vão às compras e limpam a casa.

É ser conivente com um modelo sociológico ultrapassado, baseado nos tempos em que a maioria das mulheres não trabalhava. Hoje, quando elas trabalham tanto como os homens, já não se justificam este tipo de pressupostos.

E, mesmo que algumas mulheres continuem a aceitar a preguiça descarado dos companheiros, têm na mesma outros interesses.
De TNT a 1 de Abril de 2008 às 21:13
Pois... o que irrita é que são SÓ anúncios a detergentes. Podiam diversificar um pouco mais... a questão é que é demasiado! E acho que as pessoas que comentaram apenas assumiram que é legítimo aparecerem detergentes. O que me parece um pouco escandaloso é que se se demorarem um pouco a papar um ou dois intervalos, vão ver que são só mesmo detergentes. Lixívia, cilit bang, amaciadores... etc!
É demais de uma linha só! É chocante!
De ruben a 2 de Abril de 2008 às 01:15
o calgonite, ok rendo-me, mas isso ultrapassa-nos por completo porque é um estigma social, uma realidade actual que é sagazmente aproveitada pelos publicitários. A boa noticia é que o target de mercado não é 100% feminino, porque eu e muitos outros como eu vemos a sic mulher, compramos esses produtos e somos heterossexuais (casados ou solteiros). Calma, porque as coisas aqui no burgo levam algum tempo a inteirar, mas acabam por lá chegar
ps: os meus cunhados fazem as compras da casa cozinham e partilham as tarefas (o meu irmão é um caso perdido mas a minha cunhada também) isto não está tão mau como imaginas
De Filomena a 2 de Abril de 2008 às 09:09
A questão que me aborrece mais ainda é termos de apanhar com os anúncios num canal que é pago. Estamos a pagar para ver.. anúncios! Boa?
De Miguel a 2 de Abril de 2008 às 09:39
Se estiverem mais atentas(os) ao fenómeno publicitário, vão constatar factos do caneco.
A TNT enerva-se por ver só anúncio a detergentes na SIC Mulher.
Eu, por mim, enervo-se de ver só anúncio a toques, wallpapers e afins para telemóveis, a partis das 2 da manhã.
No intervalo da bola vêm-se anúncios a bebidas e a produtos de homens.
No intervalo das novelas, a produtos dirigidos às mulheres.
Vendo bem, cada bloco de publicidade dirige-se a um "target" coincidente com o público mais assíduo daquele programa/horário.
E, sejamos práticos, que tipo de mulher ou de homem está em casa a ver Oprah, Phil, Querido, etc. à hora a que estas coisas passam? No mínimo, são pessoas que não têm interesses mais interessantes na vida.
Não estou a dizer que acho bem. Apenas que entendo os investidores.
De gomesh a 7 de Abril de 2008 às 14:53
Perdoa-me a risada...
MAs tinha de rir.... até entendo que não aprecies o tipo de target que é atribuído ao sexo feminino... nem, concordo... mas e de facto a realidade para a maioria das mulheres... não sei se será a parte das compras... eu fazia a maioria das compras para a minha ex-mulher e escolhíamos os produtos juntos...
E como tudo... eu passei o fim de semana fechado em casa com power tools " reparar e lixar soalhos, mas a minha namorada estava em cima de um escadote a lixar paredes a prepará-las para serem pintadas... não será um trabalho habitualmente feito por mulheres ... mas há sempre excepções ...
O alvo da publicidade e o mainstream ... quando não fazes parte desse grupo... tens de levar com ela na mesma...
De Tété a 4 de Abril de 2008 às 10:23
TNT,
Faz como eu. Começam os anúncios e desligo completamente ou mudo de canal. Nunca prestei atenção aos que passam na SIC Mulher, mas não tenho dúvidas que deve ser verdade o que dizes. Mulher=Limpeza e afins! Ainda vivemos num país com mentalidade machista, não há dúvida. Se bem que mt LENTAMENTE já vai havendo homens que sabem colocar roupa na máquina de lavar. E sim, concordo contigo, num canal vocacionado para mulheres, há tantos produtos que podiam publicitar que se fosse a referi-los perdia-me aqui. Portanto, Senhores Publicitários, Markting, ou seja lá qem fôr, NÓS MULHERES limpamos a casa, mas temos muitos mais interesses. Não nos passem um atestado de limitação caseira s.f.f
De crazyyy a 9 de Abril de 2008 às 11:17

Engraçado ente teu post...
longe vão os tempos em que as mulheres apenas serviam para a lida da casa e afins....
Conquistamos a "igualdade"...protestamos os mesmos direitos, temos os mesmos deveres...
Homem de avental na cozinha é coisa bonita de se ver Hihihi
Nada de machismos e femininismos... Igualdade!


Crazyyy

Comentar post

.outros blogs da menina

. Interno Feminino

. Experimentámos

.pesquisar

 

.posts recentes

. 25 de Abril de 2012

. Petição "Impedir a Taxaçã...

. A Arte da Guerra

. Atenção lagartagem!

. Olhá boliiiinha!

. A propósito de redes soci...

. Thursday bloody Thursday

. Ensitel assim a dar para ...

. O enrabanço da EDP

. As crises

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30

.arquivos

. Abril 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Julho 2011

. Abril 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

.mais sobre mim

.visitas


.subscrever feeds