Segunda-feira, 26 de Março de 2007

Pérolas a Porcos

Acabo de ver os resultados da votação dos “Grandes Portugueses”. Verifico com muita tristeza e azia que os grandes vencedores deste reality show são os piores de uma lista infindável de concorrentes (Salazar e Cunhal). Antes o Marco Borges do BB, no sketch dos Gatos!

Sinto-me fisicamente mal disposta por viver num país assim. Não por tais personagens terem existido na nossa História, mas pelos vistos, por nada ter sido aprendido.

Como é que é possível votar-se em Salazar ou em Cunhal, quando havia na lista D. Afonso Henriques que até bateu na mãe na defesa duma Pátria em riscos de ser perdida porque a maluca andava a dormir com espanhóis? Infante D. Henrique que apesar do seu gosto duvidoso para a moda, teve a visão, forçado ou não, de nos expandirmos de forma brilhante pelo globo? Vasco da Gama, grande navegador, Aristides de Sousa Mendes, um diplomata que arriscou o pescoço perante o senhor que ganhou, para salvar milhares de vidas, Fernando Pessoa, escritor genial que levou novamente o nome e orgulho portugueses a tantas paragens?

Eu nem sei o que dizer perante tamanha alarvidade do povo português, a não ser, ter um ataque de snobismo e dizer: realmente o povo não percebe nada! O povo não merece votar. O povo é pobre. Pobre de espírito. O povo não devia ter tantos privilégios como tem. E o povo, devia realmente viver numa ditadura, tanto de esquerda como de direita, e nem poder ver televisão. É dar pérolas a porcos...

Sempre fui muito patriota. Quem me conhece sabe que defendo Portugal, às vezes até demais, correndo o risco de me prejudicar. Neste momento, tenho vergonha de pertencer a esta nação valente e imortal.

TNT
publicado por TNT às 01:32
link do post | comentar | favorito
|
27 comentários:
De não posso dizer o nome a 26 de Março de 2007 às 01:51
...não tenho culpa, votei em camões...duas vezes...
De TNT a 26 de Março de 2007 às 01:56
Então deves perceber duplamente a razão da minha irritação!
De AlfmaniaK a 26 de Março de 2007 às 02:46
...
Que se referende este povo! Valha-me (d)eus!
De TNT a 26 de Março de 2007 às 09:45
Não aparecem!
Há referendos e mesmo com mau tempo o pessoal arrranja forma de ir para a... praia (?)
Começo a pensar se este resultado não espelha um bocado um tipo de síndroma de Estocolmo? Tem de haver uma explicação para tamanha estupidez colectiva! Alguém me diga alguma coisa que justifique isto!
Ou então, alguém me dê kompensam porque a azia não passou!
De lionheart a 26 de Março de 2007 às 02:59
Parafraseando alguém " PIOR QUE PRATICAR A INJUSTIÇA É ACEITÁ-LA ".
Não entremos por caminhos errados. O grande erro de Descarte " Penso logo existo " - não se aplica a um povo tão ignorante e inculto como o Português.
O POVO, será sempre povo não sua pequenez, intelectual e civica. Fomenta-se o superfuluo, o imediato, o nada em concreto, apenas o momentaneo, a discussão do vizinho, a mentira, a hipocrisis , o desenrasque, afinal, tenhamos a lucidez aqueles que pensam como pensam, ou seja, estão em patamares de raciocinios diferentes, a coragem para continuar, sempre a dizer NÃO a um pais pobre no seu contexto moral, ético e intelectual, somos os pobres dos pobres nesta matéria - com coragem resta-nos continuar o percurso, dizendo bem ALTO - NÃO AO FASCISMO, NÃO AOS INCOMPETENTES, NÃO Á IGNORANCIA....e talvez um dia eu me possa sentir bem neste pais de miseria, talvez me orgulhe um dia de pertencer a este todo que é Portugal, assim, vou sendo uma voz indignada e um pouco sózinha que espera que acordem deste estar acordado em que não sabem o que querem nem o que fazem...PERDOAI-LHES, porque eu não consigo
De TNT a 26 de Março de 2007 às 09:39
Hoje em dia vivemos num país de Floribelas...
Eu não consigo imaginar quem possa ter votado tanto num senhor como noutro. População urbana dos 20 aos 35? População rural dos 60 em diante? Literados, iliterados? Gostava que identificassem quem foi capaz de tal façanha. Deviam ser apontados como a vergonha nacional e banidos para as desertas.
E não me venham com as teorias mornas da democracia, que eu hoje estou capaz de torturar alguém como se fazia na António Maria Cardoso, nos tempos do senhor vencedor!
De Shanna a 26 de Março de 2007 às 10:07
SEM DUVIDA É MUITO GRAVE MESMO, É UMA VERGONHA.
De TNT a 26 de Março de 2007 às 10:19
Uma total e absoluta vergonha nacional...
Estou indignada, sinto-me traída.
Eu, que vivi em Espanha e passava a vida a exaltar os pergaminhos portugueses com o orgulho próprio de uma crente numa nação...
O Deus, Pátria e Família tomou conta deste país. Futebol, Fado e Fátima... Parece-me que falta aqui um F! Que é só o que me apetece dizer hoje! Com F grande!
De gomesh a 26 de Março de 2007 às 13:40
F átima, Fado e Futebol...

Infelizmente dêem estes 3 F ’s</a> ” ao povo e a maioria dos Portugueses pensam que são os melhores do mundo... foi com grande tristeza que li que os Portugueses escolheram Salazar como “Grande Português”, ainda pensei em publicar algo, mas o teu post vai como é hábito de encontro à minha opinião.

Infelizmente como a vida não corre de feição as pessoas transformam-se em “velhos do Restelo” e procuram respostas mais fáceis ...

O que me choca é que realmente as figuras que chegaram ao fim, não só Salazar, como Cunhal por exemplo que de um extremo para o outro simbolizam um poder nada democrático, onde para grande comodidade dos Portugueses nada precisam de fazer. Até podem nem ter liberdade, mas pelo menos não têm de raciocinar!

O problema é que realmente as pessoas preferem não se envolver... os outros que se desenrasquem ...

Já estou como tu... há que acrescentar um quarto F ” de sabemos bem o estamos a falar... por isso e que os grandes cérebros Portugueses não ficam no país... todos ficamos orgulhosos de ouvir falar de Portugueses que são pioneiros em diversos sectores... será que as pessoas não param para se interrogar no porquê de estes génios não fazem o trabalho em Portugal?

Minha gente há que acordar...
De TNT a 27 de Março de 2007 às 02:19
Eu também acredito que em trinta e picos anos de democracia não seria a altura ideal para encontrar o maior português de sempre... E raramente nas democracias se notabilizam grandes figuras, a não ser na ciência, na tecnologia e no desporto... Essas hoje em dia não estão cá e fazem muito bem.
Creio que esta é uma resposta ao sistema morno da democracia de que as pessoas estão fartas. Se calhar gostavam mais de andar de burka e não piar. Se calhar é o que merecem... Se calhar é apenas uma disputa clubística entre a direita e a esquerda.
Sossega-me mais esta hipótese.
De Cláudia Oliveira a 26 de Março de 2007 às 16:21
Isso foi alguma maluco que votou diáriamente dezenas de vezes.
Não quero pensar que os portugueses são uns estupidos, que confudem esse tipo de votação com o Big Brother, votando nos mais caricatos/parvalhão.

De TNT a 26 de Março de 2007 às 20:33
Infelizmente não foram só dois ou três idiotas que se puseram a votar à doida... Já passaram algumas horas mas continuo com vergonha de viver no mesmo país que muitos portugueses que acham que o maior português de sempre (!) seja aquele senhor. Terá tido as suas qualidades com certeza, mas compará-lo a um D. João II, a um Infante D. Henrique e mesmo ao brutamontes do D. Afonso Henriques, parece-me um bocadinho forçado.
De não posso dizer o nome a 26 de Março de 2007 às 18:58
eu vivi no tempo em que salazar era presidente do conselho. era criança eu sei, mas lembro bem de como era. lisboa era cercada por bairros extensos de barracas imundas e inaceitáveis a qualquer ser humano que as visse. o autoritarismo, o despotismo, a violência , o desprezo , o abandono e a indiferencia, a arrogância (tipo psd mas para pior) a prepotência , a crueldade, o fundamentalismo hipócrita , a falsa moral, o proteccionismo, tudo isto era instituído , fazia parte e era incentivado . era normal o marido bater na mulher, se não o fizesse era frouxo e manso. a alta burguesia encarava com normalidade a interminável guerra em africa e o facto de os miúdos de 20 anos fossem morrer para lá. muito mais havia para dizer, mas não é isso que interessa agora. aquilo que eu considero errado no contexto é a realidade de salazar , de um ponto de vista imparcial, não ter sido um grande português . ele de facto tentou ser, mas falhou ao tentar. e a prova é ironicamente a de ter vencido este concursozito . quem é que em espanha se lembra do caudilho?????? absolutamente ninguém, esse já consta dos livros de história. outros que se lembrem de maldizer o seu nome, porque os espanhóis estão de bem de mais com a vida para se lembrarem que ele alguma vez existiu.
De TNT a 26 de Março de 2007 às 20:38
Tudo isso é verdade. E com certeza também haveriam algumas coisas boas. O que eu não entendo é a memória de peixinho dourado, deste povinho que considera que a nossa história se resume ao século XX. E daí o que se extrai? Salazar e Cunhal pois então!
Não me posso enervar mais... Fui operada há pouco tempo e ainda me encontro em convalescença. E a azia está a voltar...!
De In a 26 de Março de 2007 às 20:02
Será uma vergonha se quisermos dar a este "concurso" (é disto que se trata) a importância que ele não tem. O número total de votos foi 159.245. O quê que isto representa em 10 milhões de portugueses? Isto não foi mais do que um despique parvo entre uma direita idiota (que é direita porque é, ponto final) e uma esquerda ainda ressabiada. Mas estes concursos valem o que valem - nada! Talvez contribuam para as pessoas aprenderem um bocadinho da história que desconhecem. Se pensarmos que nos Estados Unidos ficou Regan em 1º lugar e Bush (filho) em 4º...
Tive de arranjar esta explicação para conseguir "engolir" este resultado. Ou melhor para não ter de engolir este resultado. Acho que a maior parte das pessoas se esteve "nas tintas" para este concurso.
Eu votei em el Rei D. João II.
De TNT a 26 de Março de 2007 às 20:35
Subscrevo em absoluto.
Isto foi um concurso entre uma direita idiota e uma esquerda ressabiada. Resultado: Salazar em primeiro e Cunhal em segundo. Bela história a nossa!
De cigana a 27 de Março de 2007 às 00:35
A verdade é que a memória das pessoas é muito curta e a ignorância limita ainda mais esse horizonte. Vá-se lá saber o que é que fez Vasco da Gama, ou se D.Afonso Henriques e o Infante D.Henrique não serão apenas velhas lendas...
Em quase todos os países venceram personalidades recentes, algumas também discutíveis - Jacques Brel, na Bélgica, por muito que o Ne me quittes pas tenha marcado uma época...
The last but not the least, a votação em massa no Salazar influenciou a resposta em massa no Cunhal, e acabou por ser uma votação política e partidária mais do que outra coisa. Seguida de outro wrestling...
O povo tem o que merece, não é?
De TNT a 27 de Março de 2007 às 02:01
Pois... a questão é essa, acabou por ser uma questão partidária. Não de História, não de brilhantismo ou genialidade.
Quanto ao Jacques Brel, não conheço a história belga, mas é um país com tão poucos anos, que se calhar não tinham tantas figuras de vulto assim. A história belga começa no século XIX... não me parece absurda a escolha de uma figura do século XX.
Mas Portugal?? Foram provavelmente os 100 anos mais tristes e retrógados. Aliás, se não fosse a parte artística da coisa, o século XX a meu ver, seria para esquecer nestes concursos...
De gomesh a 27 de Março de 2007 às 09:57
Mas será que alguém se lembra da nossa história (e atenção que tenho 30- anos, se conheço a história de Portugal é porque me esforcei por tal)? Cá para mim esta gente nem se lembra de personalidades como D. Afonso Henriques, o Infante etc., por isso é que quando vou a Portugal vejo apenas estrangeiros a visitar os nossos monumentos... os Portugueses não querem saber...
De Arya a 27 de Março de 2007 às 15:53
Concordo plenamente...
Sou da opinião que Salazar é um pau de dois bicos...Uns axam que sim...que foi optimo para o país e outros têm a opinião oposta.
Eu sou da segunda opinião, mas acho também que esquecer Salazar é permitir que se repita, embora talvez o povo português apenas ande "na linha" assim...
Os portugueses podem ser um povo muito bom, mas é um povo muito ignorante...Tão ignorante ao ponto de votar Salazar e Cunhal para Maiores Portugueses de Sempre.
Um grande boooooooooooooooooooooo para os portugueses (eu votei camões :D)

Comentar post

.outros blogs da menina

. Interno Feminino

. Experimentámos

.pesquisar

 

.posts recentes

. 25 de Abril de 2012

. Petição "Impedir a Taxaçã...

. A Arte da Guerra

. Atenção lagartagem!

. Olhá boliiiinha!

. A propósito de redes soci...

. Thursday bloody Thursday

. Ensitel assim a dar para ...

. O enrabanço da EDP

. As crises

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30

.arquivos

. Abril 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Julho 2011

. Abril 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

.mais sobre mim

.visitas


.subscrever feeds